Exame de Qualificação da discente Alline Silva do Vale Guedes

O PPgUSRN vem por meio informar, sobre o exame de qualificação da discente Alline Silva do Vale Guedes, aluna do Mestrado Profissional do PPgUSRN, que será realizada no dia 17 DE FEVEREIRO DE 2021 as 14 HORAS, por meio de vídeo conferencia.

Informações da apresentação:

Título: APRENDENDO SUSTENTABILIDADE SOCIOECOLÓGICA POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSTA DE UM GUIA DIDÁTICO

Mestrando: Alline Silva do Vale Guedes

Banca examinadora:

Orientador: Prof. Dr. Valdenildo Pedro da Silva (IFRN)

Examinadora interna: Profa. Dra. Kadydja Karla Nascimento Chagas (IFRN)

Examinadora externa:  Profa. Dra. Maria Luiza de Medeiros Galvão (IFRN)

Examinadora externa: Prof. Dra. Maria de Fátima de Souza (UFRN)

Data: 17/02/2021 – Horário: 14:00 h – Local: GOOGLE MEET

RESUMO:

Apesar dos diversos desafios socioambientais da atualidade, poucos estudos científicos têm se voltado para a implementação da sustentabilidade socioecológica na educação básica, sobretudo no ensino fundamental. Diante da grave situação de emergência planetária, percebe-se que a educação para a sustentabilidade socioecológica (EpSS) necessita estar inserida nos currículos escolares a partir de situações de aprendizagens mais ativas, tal qual orienta a metodologia ativa denominada de aprendizagem baseada em problemas (ABP). Este estudo, portanto, tem por objetivo investigar a situação de implementação da EpSS no ensino fundamental da Escola Estadual Clara Camarão situada em Natal-RN, visando a incorporação dessa temática através da ABP, por meio de um guia didático para os docentes. Ao considerar a dinamicidade da relação entre o mundo real e os participantes desta pesquisa, optou-se, neste estudo, por uma abordagem qualitativa. A realização de uma revisão de literatura acerca da temática em questão marca o início da pesquisa exploratória deste estudo. Para se obter informações acerca da instituição escolhida, a coleta de dados envolverá a realização de uma pesquisa documental do projeto político pedagógico (PPP) da escola assim como a aplicação de um questionário on-line com todos os docentes da instituição. Os dados coletados no questionário serão submetidos a análise de conteúdo. O guia didático, produto técnico deste estudo, será produzido tanto a partir da leitura dos referenciais teóricos pesquisados, como das informações obtidas por meio da análise do PPP e dos dados produzidos através do questionário on-line. Como resultados a serem alcançados, espera-se que o guia atue como uma ferramenta de apoio aos docentes na implementação da EpSS por meio da utilização do método ABP, contribuindo para a formação de indivíduos mais conscientes e participativos em um planeta em constante mudanças e desafios socioecológicos a serem enfrentados.

Palavras-chave: Educação para a sustentabilidade socioecológica. Aprendizagem baseada em problemas. Ensino fundamental.

Atenciosamente,

a coordenação do curso.