Exame de Qualificação da discente Nathana Luiza Pinta de Lima

O PPgUSRN vem por meio informar, sobre o exame de qualificação da discente Nathana Luiza Pinta de Lima, aluna do Mestrado Profissional do PPgUSRN, que será realizada no dia 22 DE FEVEREIRO DE 2021 as 10 HORAS, por meio de vídeo conferencia.

Informações da apresentação:

Título: ARGAMASSA CIMENTÍCIA À BASE DE RESÍDUOS DE POLIETILENO TEREFTALATO PARA USO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: PROCESSO PRODUTIVO E DURABILIDADE

Mestrando: Nathana Luiza Pinta de Lima

Banca examinadora:

Orientadora: Prof. Dra. Renata Carla Tavares dos Santos Felipe (IFRN)

Examinadora interna: Profa. Dra. Régia Lúcia Lopes (IFRN)

Examinador externo:  Prof. Dr. Renato Samuel Barbosa de Araújo (IFRN)

Examinadora externa: Prof. Dra. Jayna Kátia Dionísio dos Santos  (Campus Itapipoca/IFCE)

Data: 22/02/2021 – Horário: 14:00 h – Local: MS TEAMS

RESUMO:

Nas últimas décadas a preocupação ambiental ganha destaque frente as inquietações mundiais. Grandes volumes de recursos naturais são utilizados na indústria, comércio e construção, e somado a isso, a alta taxa de geração de resíduos acarreta a degradação do solo e poluição da água e do ar. Diante do atual desafio da sociedade moderna em conciliar desenvolvimento econômico e proteção ambiental, esse estudo tem por objetivo o desenvolvimento de um novo material a partir de um subproduto de plástico reciclado — Agregado Leve de Resíduo de Polietileno Tereftalato (ALRP), de forma a contribuir para a preservação ambiental e a mitigação dos impactos associados a duas problemáticas atuais: a escassez e impactos ambientais gerados pela exploração excessiva de agregados naturais pela construção civil; e os desafios de insustentabilidade acarretados pela intensa geração de resíduos plásticos dispostos inadequadamente no meio ambiente. Com esse intuito serão confeccionados três traços de argamassa cimentícia de revestimento, sendo um de referência, sem uso de ALRP, e dois com taxas de substituição volumétrica de 5% e 10% do agregado natural por ALRP, sendo então avaliado seu comportamento mecânico e físico como resultado à aplicação de mecanismos de envelhecimento natural e acelerado. Apresentando adequado desempenho e durabilidade, esse material sustentável poderá ser integrado aos demais utilizados pelo setor da construção civil, mediante a comprovação direta de sua durabilidade obtida através dos processos de degradação natural e acelerada com aplicação inédita nesse material.

Palavras-chave: Agregado leve de resíduo PET; Construção sustentável; Degradação; Compósitos.

 

Atenciosamente,

a coordenação do curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *