Defesa de Qualificação da Discente Aucemara Maurício dos Anjos

O PPgUSRN informa a todos que a Defesa de Qualificação da discente AUCEMARA MAURÍCIO DOS ANJOS, acontecerá no dia 23 de JANEIRO de 2023 às 14H, em que apresentará o trabalho intitulado: TRILHAS INTERPRETATIVAS COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NO PARQUE ESTADUAL DUNAS DO NATAL, RN.

Banca Examinadora:

  • Presidente da banca/Orientador: Profa. Dra. Josyanne Pinto Giesta (IFRN)
  • Coorientador(a): Profa. Dra. Luciana de Castro Medeiros (IFRN)
  • Avaliador Interno 1: Prof. Dr. Jean Tavares (IFRN)
  • Avaliador Externo 1: Mary Sorage Praxedes (IDEMA/RN)

RESUMO: Esta dissertação trata de avaliar a trilha interpretativa como uma possível ferramenta didático-pedagógica de educação ambiental, tem como objetivo apontar pela ideia de aproximação, conceitos de preservação, conservação e sustentabilidade dos ambientes naturais no domínio da mata atlântica como desenvolvimento do ecoturismo na área. Pretende demonstrar os resultados de uma pesquisa de campo sobre a percepção dos visitantes do Parque das Dunas (PEDN), que será realizada baseando-se no questionário de estudo. Assim, esta pesquisa justifica-se por sua relevância para as políticas públicas, estratégias de gestão ambiental a serem adotada, redução dos impactos socioambientais e assim como para que outras pesquisas tenham informações que contribuam e enriqueçam o tema. A metodologia utilizada priorizará com embasamento teórico, através de levantamento bibliográfico, na sequência uma revisão sistemática da literatura, para a coleta de dados será realizada a pesquisa de campo com a utilização de ferramentas de registro fotográfica, aplicativos, trabalho de campo, análise de locais, onde a possibilidade de entrevistas com alguns visitantes das trilhas interpretativas “Peroba e Ubaia-doce” do Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” busca-se juntamente ao participante avaliar a sensibilização e percepção ambiental pertinente ao tema. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória e analítica, tem como principais resultados esperados em longo prazo, avaliar se as trilhas do PEDN modificam os conhecimentos dos visitantes em formação sobre preservação de ambientes naturais.

Palavras-Chave: Trilha Interpretativa. Educação Ambiental. Ecoturismo. Sustentabilidade.

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