Defesa de Qualificação da Discente Daysianne França da Silva Gomes

O PPgUSRN informa a todos que a Defesa de Qualificação da discente DAYSIANNE FRANÇA DA SILVA GOMES, acontecerá no dia 08 de FEVEREIRO de 2023 às 16H, em que apresentará o trabalho intitulado: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE BAIRRO PRAIANO NA CIDADE DO NATAL/RN: A CARTILHA EDUCATIVA COMO MATERIAL DIDÁTICO.

• Presidente da banca/Orientador: Profa. Dra. Kadydja Karla Nascimento Chagas (IFRN)
  • Avaliador Interno 1: Prof. Dr. Leandro Silva Costa (IFRN)
  • Avaliador Externo 1: Profa. Dra. Sônia Cristina Ferreira Maia (IFRN)

RESUMO: O objetivo deste estudo consiste em investigar os temas da Educação Ambiental (EA) que apresentam maior necessidade de diálogo na escola de bairro praiano e, a partir disto, elaborar um material didático para promover uma aprendizagem significativa das temáticas ambientais no Ensino Fundamental I. O estudo é relevante diante da falta de diálogo da educação ambiental no ensino fundamental constatada na revisão sistemática da literatura (RSL), assim como também é significativo devido aos problemas ambientais enfrentados pelos moradores do bairro da Redinha na cidade do Natal/RN. O estudo seguirá a metodologia de finalidade aplicada, com objetivo exploratório e descritivo, abordagem mista, método dedutivo, com procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e de campo. Em campo, serão obtidos dados através de observações e aplicação de questionários com os docentes da instituição objeto de estudo. O primeiro questionário conterá questões que permitirão conhecer os temas ambientais mais urgentes em serem trabalhados na escola de bairro praiano, subsidiando a elaboração de uma cartilha educativa a fim de servir como instrumento de apoio para o diálogo da Educação Ambiental no contexto escolar. O segundo questionário será aplicado após a utilização da cartilha pelos docentes com seus alunos, visando constatar a eficácia da cartilha educativa como um material didático para o ensino de temas ambientais e receber contribuições (sugestões e observações) por meio das respostas. A utilização de materiais didáticos, como as cartilhas educativas, são capazes de gerar resultados expressivos para os participantes das atividades educativas transversais (FREITAS et al., 2021), como por exemplo melhorar o aprendizado de estudantes. Nesse sentido, a cartilha educativa contribuirá com a evolução de uma educação que transforma a realidade social e contribui para a construção de sujeitos críticos e conscientes quanto ao seu papel na sociedade. Permitindo que o conhecimento gerado com a realização deste estudo colabore com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 aprovada durante a Cúpula das Nações Unidas.