Grupos de pesquisa




Líder: Handson Cláudio Dias Pimenta
Telefone: (84) 4005-9301
Fax: (84) 4005-9947
E-mail: nese.cnat@ifrn.edu.br
O Núcleo de Estudos em Sustentabilidade Empresarial (NESE) procura desenvolver pesquisas sobre a implementação e difusão de práticas de sustentabilidade ambiental e social em processos produtivos, produtos e serviços e cadeias produtivas. O núcleo agrega de forma interdisciplinar pesquisadores do Diretoria de Recursos Naturais e Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação do IFRN juntamente com o Departamento de Engenharia de Produção da UFRN. Os principais temas pesquisados são: Sustentabilidade em sistemas produtivos e cadeias produtivas; Ecoeficiência; Responsabilidade social corporativa; Produção mais limpa; Ecodesign; ACV; SGA-ISO 14001:15; desempenho ambiental; Saúde e segurança organizacional; compras sustentáveis.


Líderes: André Luis Calado Araújo e José Beldson Elias Ramos
Telefone: (84) 9929-4596
E-mail: acalado@ifrn.edu.br
Contribuir ao estudo nas áreas de tratamento de água, efluentes, resíduos sólidos e drenagem


Líderes: Fabíola Gomes de Carvalho e Leci Martins Menezes Reis
Telefone: (84) 4005-2712
E-mail: nesa@cefetrn.br

O grupo de pesquisa vem desenvolvendo trabalhos tanto na Instituição de origem (IFRN), como tem prestado serviços junto às comunidades. Estamos desenvolvendo um trabalho de Educação Ambiental junto às escolas estaduais. Também trabalhamos com a produção de material (folders) para as comunidades do semiárido potiguar. Desenvolvemos estudos e modelos de gestão ambiental para as atividades econômicas do semiárido.


Líderes: Mario Tavares de Oliveira Cavalcanti Neto e Bruna Marcela Soares de Araújo
Telefone: (84) 4005-9943
Fax: (84) (84) 4005-2636
E-mail: mario.tavares@ifrn.edu.br
A Província Metalogênica da Borborema (RN/PB) está inserida na região do semi-árido do nordeste brasileiro, caracterizada pela extrema pobreza e falta de oportunidades de geração de emprego e renda. Por outro lado, caracteriza-se como uma área rica em Recursos Minerais de médio e pequeno porte, diversificados, com destaque para ocorr~encias de scheelita, ouro, tantalita, caulim, feldspato, minerais-gemas, rochas ornamentais além de outros bens minerais ainda não estudados e/ou explorados extensivamente como o molibdênio, cobre, zinco, minerais de lítio, bismuto etc. O Grupo de Pesquisa Mineral do IFRN se insere neste contexto como uma alternativa de estudos dessas oportunidades minerais e como uma equipe prestadora de serviços no setor de interesse, visando prestar sua contribuição para o desenvolvimento auto-sustentável de comunidades do semi-árido através da exploração mineral. São objetivos do Grupo o estudo e descoberta de Depósitos Minerais, levantamentos geológicos, geoquímicos,

NEDMA

Núcleo de Estudos em Desenvolvimento e Meio Ambiente


Líderes: Leonardo Pivôtto Nicodemo e Erika Araújo da Cunha Pegado
Telefone: (84) 4005-9949
E-mail: leonardo.pivotto@ifrn.edu.br

Pesquisas em Desenvolvimento e Meio Ambiente, com enfoque interdisciplinar, abordando , entre outros assuntos, Gestão Ambiental e Direito , Indicadores de Sustentabilidade, Licenciamento e Avaliação de Impactos Ambientais.


NIGP

Núcleo de Inovação em Gestão Pública


Líderes: Raimundo Nonato Camelo Parente e Gerda Lúcia Pinheiro Camelo
Telefone:(08) 40052637
E-mail: nonato.camelo@ifrn.edu.br

Os pesquisadores do Núcleo de Inovação em Gestão Pública têm por objetivo desenvolver uma consciência crítica e renovada, formando profissionais capazes de interferir proativamente em políticas públicas e gestão organizacional (públicas, privadas e terceiro setor). Desenvolvendo soluções inovadoras para o setor público, tendo como foco, discussões das atuais transformações nos paradigmas de gestão organizacional, bem como, debater iniciativas de inovação nas organizações à luz do debate contemporâneo de modelos de gestão.

NPGN

Núcleo de Pesquisa
em Processos de Petróleo e Gás Natural


Líderes: Renata Carla Tavares dos Santos Felipe e Raimundo Nonato Barbosa Felipe
Telefone:(84) 40059959
E-mail:renata.felipe@ifrn.edu.br

– Consolidação da Rede cooperativa de pesquisa de instrumentação e controle no campo da medição de petróleo e gás natural da região Norte e Nordeste, partipando do Edital CTPETRO/CNPq-FINEP 03/2001 aprovando um projeto como o tema Incertezas da Medição de petróleo e Gás Natural. – Formação e capacitação de recursos humanos devidamente habilitado na área de instrumentação/metrologia aplicado ao setor de petróleo e gás natural. – Publicação de trabalhos científicos em conferências nacionais e/ou internacionais. – Transferência de tecnologias na área de instrumentação/metrologia aplicada no setor de petróleo e gás natural. – Diminuição de diferenças regionais acentuadas no campo da metrologia. _ Além da área citada anteriormente, este núcleo desenvolve pesquisas referentes aos novos materiais que podem ser utilizados como altenativa para a fabricação de elementos mecânicos ou mesmo elementos de porvessos como vasos separadores, tanque e tubulação para o transporte de fluidos como petróleo, água do mar entre outros fluidos. – Pesquisa materiais ditos ecologiamante corretos como fibras naturais, visando a sua utilização em reforços poliméricos, contribuindo ainda para o desenvolvimento do homem do campo e sua permanência no seu habitat com quaidade de vida.