Grupos de Pesquisa

Líder: Handson Cláudio Dias Pimenta
Telefone: (84) 4005-9301
Fax: (84) 4005-9947
E-mail: nese.cnat@ifrn.edu.br
O Núcleo de Estudos em Sustentabilidade Empresarial (NESE) procura desenvolver pesquisas sobre a implementação e difusão de práticas de sustentabilidade ambiental e social em processos produtivos, produtos e serviços e cadeias produtivas. O núcleo agrega de forma interdisciplinar pesquisadores do Diretoria de Recursos Naturais e Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação do IFRN juntamente com o Departamento de Engenharia de Produção da UFRN. Os principais temas pesquisados são: Sustentabilidade em sistemas produtivos e cadeias produtivas; Ecoeficiência; Responsabilidade social corporativa; Produção mais limpa; Ecodesign; ACV; SGA-ISO 14001:15; desempenho ambiental; Saúde e segurança organizacional; compras sustentáveis.

Líderes: Dayana Melo e Jean Leite
Telefone: (84) 4005-9947
E-mail: nesb.cnat@ifrn.edu.br
Realização de estudos e pesquisas nas áreas de saneamento básico e ambiental contextualizadas dentro da realidade local e regional, visando sempre a aplicação de das soluções ambientalmente sustentáveis e passíveis de serem replicadas em escala real. Contribuir para a formação acadêmica e científica de alunos e na difusão dos conhecimentos adquiridos nos diversos cursos e níveis de atuação institucional. Manter relação estreita de parceria com outras instituições de pesquisa e prestação de serviços que atuam na área sanitária.

Líderes: Mario Tavares de Oliveira Cavalcanti Neto e Bruna Marcela Soares de Araújo
Telefone: (84) 4005-9943
Fax: (84) (84) 4005-2636
E-mail: mario.tavares@ifrn.edu.br
A Província Metalogênica da Borborema (RN/PB) está inserida na região do semi-árido do nordeste brasileiro, caracterizada pela extrema pobreza e falta de oportunidades de geração de emprego e renda. Por outro lado, caracteriza-se como uma área rica em Recursos Minerais de médio e pequeno porte, diversificados, com destaque para ocorr~encias de scheelita, ouro, tantalita, caulim, feldspato, minerais-gemas, rochas ornamentais além de outros bens minerais ainda não estudados e/ou explorados extensivamente como o molibdênio, cobre, zinco, minerais de lítio, bismuto etc. O Grupo de Pesquisa Mineral do IFRN se insere neste contexto como uma alternativa de estudos dessas oportunidades minerais e como uma equipe prestadora de serviços no setor de interesse, visando prestar sua contribuição para o desenvolvimento auto-sustentável de comunidades do semi-árido através da exploração mineral. São objetivos do Grupo o estudo e descoberta de Depósitos Minerais, levantamentos geológicos, geoquímicos,

 

 

 

Líderes: Leonardo Pivôtto Nicodemo e Erika Araújo da Cunha Pegado
Telefone: (84) 4005-9949
E-mail: leonardo.pivotto@ifrn.edu.br

Pesquisas em Desenvolvimento e Meio Ambiente, com enfoque interdisciplinar, abordando , entre outros assuntos, Gestão Ambiental e Direito , Indicadores de Sustentabilidade, Licenciamento e Avaliação de Impactos Ambientais.


 

 

Líderes: Neilton Fidelis da Silva
Telefone: (84) 4005-9963
E-mail: neilton.fidelis@ifrn.edu.br

O Observatório é um centro de articulação para a pesquisa em diversas áreas, orientadas a compreender, analisar e dar resposta às possíveis demandas relacionadas à energia e ao meio ambiente.

O objetivo do Centro é promover a reflexão e contínua irradiação do conhecimento por meio de eventos que promovam ideias portadoras de futuro, nas temáticas relacionadas à energia, à inovação, ao meio-ambiente e à sustentabilidade, promovendo intercâmbios com uma rede de pesquisadores, instituições e organizações parceiras. Visa, portanto, tornar-se um centro de apoio e fomento à pesquisa em diversas áreas, orientadas a compreender, analisar e dar respostas às possíveis demandas que emergirão da consolidação da Região, destacando o Estado do Rio Grande do Norte como como um centro produtor de energia renovável, petróleo e gás.


 

Núcleo de Pesquisa e Treinamento em Tecnologias e Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Líderes: Leandro Silva Costa e Bruno Augusto Ferreira Vitorino
Telefone: (84) 98877-7064
E-mail: leandro.costa@ifrn.edu.br

O Núcleo de pesquisa e treinamento em tecnologia, educação e desenvolvimento sustentável (NuTEDS) surge em um contexto desafiador quanto a urgência em se alcançar a nível global os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), com vistas a promover a melhoria da qualidade de vida humana a partir do processo de transformação social, econômica e ambiental. Portanto, em se reconhecendo a necessidade em promover avanços mais significativos em relação ao desenvolvimento sustentável, além do entendimento que a educação eo desenvolvimento de tecnologias sociais sustentáveis são fundamentais no alcance de todas as metas propostas pela ONU, o NuTEDS tem como objetivo principal promover estudos e treinamentos voltados para a elaboração e aplicação de tecnologias ambientais e metodologias educacionais inovadoras alinhadas com o desenvolvimento sustentável e que representam soluções para a inclusão social e melhoria das condições de vida humana.


Grupo de Estudos e Pesquisa em Integração de Projetos

Líderes: Josyanne Pinto Giestao
Telefone: (84) 99968-7670
E-mail: josyanne.giesta@ifrn.edu.br

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Integração de Projetos (GIP) é um espaço científico e tecnológico voltado para a promoção e o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino, treinamento e desenvolvimento de pesquisadores e profissionais, que atuam na concepção e execução de projetos, nas áreas que envolvam modelos geométricos e imagens, com vistas a otimização da execução, por meio de soluções gráficas aplicadas a segmentos produtivos como: a arquitetura, construção civil, instalações industriais e geotecnologia. A articulação de soluções em CAD, BIM (Building Information Modeling), GIS, PLANT, dentre outras tecnologias de representação espacial é o foco da ação do Grupo.