
Banca Examinadora:
- Presidente da banca/Orientador: Prof. Dr. João Teixeira de Carvalho Neto (IFRN)
- Coorientador: Prof. Dr. Fábio Sérgio da Costa Pereira (UNI-RN)
- Avaliador Interno 1: Prof. Dr. Jean Leite Tavares (IFRN)
- Avaliador Externo 1: Prof. Dr. Renato Dantas Rocha da Silva (IFRN)
- Avaliador Externo 2: Dr(a). Ariadne de Souza Silva (Pós-Doc)
RESUMO: Os processos de impermeabilização ocasionados pelos sistemas construtivos largamente utilizados, a partir do processo de urbanização e o crescimento desordenado das cidades, estão diretamente ligados a fatores que prejudicam o meio ambiente, gerando grandes impactos nos ciclos hidrológicos e contribuindo para a ocorrência de episódios de enchentes e inundações, provocadas pelos picos de cheia que sobrecarregam os sistemas de drenagem das cidades. Nesse contexto surge a pavimentação permeável e em concreto permeável, como uma alternativa e tecnologia construtiva inovadora que busca melhorar a infiltração e escoamento para aliviar os sistemas de drenagem pluvial com a infiltração de água no subsolo, abastecendo o lençol freático mantendo o aquífero subterrâneo ou o direcionamento a partir de sistemas drenantes instalados na pavimentação, dessa forma atendendo requisitos de sustentabilidade na construção civil e buscando mitigar transtornos causados pelas enchentes nos grandes centros urbanos. Nesse contexto, este trabalho teve como finalidade estudar o coeficiente de permeabilidade em Pavers, também conhecidos no Brasil como blocos intertravados, fabricados em Concreto Permeável a base de cimento Portland, que é caracterizado pôr em sua composição existir pouco ou nenhum agregado miúdo, proporcionando um maior número de vazios e consequentemente um elevado coeficiente de permeabilidade, permitindo uma infiltração de água de forma mais célere, diminuindo os picos de cheia durante as precipitações e o acúmulo de água nas vias públicas. As análises culminaram com a criação de metodologia do ensaio, cálculos e determinação do coeficiente de permeabilidade a serem apresentados como proposta de Norma Técnica e ainda uma metodologia e um dispositivo, que auxiliará nas análises unitárias de forma automatizada, tendo como base as normas existentes para pavimentos permeáveis, NCAT, ASTM C1701/C1701M-17a (ASTM, 2017) e a ABNT NBR 16.416:2015, obtendo procedimentos e metodologias específicas direcionadas para serem utilizadas na análise da permeabilidade de blocos em concreto permeável.