
Banca Examinadora:
- Presidente da banca/Orientador(a): Profa. Dra. Dayana Melo Torres (IFRN)
- Avaliador(a) Interno(a) 1: Profa. Dra. Sheyla Varela Lucena (IFRN)
- Avaliador(a) Externo(a) 1: Profa. Dra. Anamaria Sousa Duarte (IFPB)
RESUMO: Esse estudo tem uma grande importância para a região semiárida, onde se observa que a escassez hídrica é uma dificuldade a nível mundial, em especial, na região semiárida nordestina. O reúso, nesse contexto, emerge orquestrando a gestão dos recursos hídricos, considerando que o desenvolvimento regional lhe é condicionado (BARBOSA; NAVONI; TAVARES, 2019). Tendo em vista a dificuldade que algumas escolas estaduais da Paraíba encontraram, no tocante à destinação correta de seus efluentes sanitários, atrelada à insuficiência de área necessária ao seu descarte, esta pesquisa objetivou analisar uma proposta de reúso para efluentes de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) compactas, utilizadas nessas instituições de ensino. A trajetória percorrida pela pesquisa envolveu as etapas de pesquisa de natureza qualitativa e caráter exploratório, sendo utilizadas como método, o estudo de caso, tendo como objeto as ETE’s utilizadas nas escolas abordadas e, indiretamente, os sujeitos são os gestores das escolas, os funcionários e os professores que foram entrevistados por meio da aplicação de questionários. Através de uma abordagem qualitativa foram encontradas pesquisas que se relacionam à temática do tratamento e reúso do efluente em escolas, no Brasil e em vários países no mundo. Nesta pesquisa, foi verificada a dificuldade dos gestores das escolas em operar e compreender as ETE’s, devido à falta de suporte por parte da gestão estadual e má execução dos equipamentos, levando à inoperabilidade deles. Os funcionários se mostraram inseguros em operá-los, devido à falta de suporte mencionada e os professores demonstraram ter um conhecimento razoável sobre a tecnologia das ETE’s, relatando o interesse em um material que agregasse mais conhecimento sobre o tema. Desse ponto, surgiu a necessidade de desenvolver um produto técnico que informe, didaticamente, a funcionalidade técnica, os cuidados no uso e operação da ETE e suas aplicações, contemplando conteúdo instrucional, didático e interativo, quanto à importância e aplicabilidade do reúso para a comunidade escolar. O embasamento teórico está fundamentado no que preconiza a Resolução Nº 430/11, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA); Associação Brasileira De Normas Técnicas (ABNT) – NBR’s 13969/97 e 7229/93; Lei 14.546/2023 e diversos autores que discorrem sobre o tema da pesquisa. O produto técnico desenvolvido, uma cartilha interativa, pretende ser utilizado como instrumento de suporte para o melhor entendimento de uso da ETE e para a promoção da educação ambiental, idealizando um produto que produza um menor impacto ambiental e seja inserido em um meio íntimo dos alunos, como tablets, computadores, celulares e demais equipamentos que suportem essa ferramenta interativa e digital, da forma como essa geração insere-se em seu cotidiano.