Defesa de Qualificação da Discente Priscilla Vanessa Azevedo da Silva Gomes

O PPgUSRN informa a todos que a Defesa de Qualificação da discente Priscilla Vanessa Azevedo da Silva Gomes acontecerá no dia 27 de SETEMBRO de 2024 às 09:00H, em que apresentará o trabalho intitulado: IDENTIFICAÇÃO DE BACTÉRIAS DE INTERESSE AMBIENTAL COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM MICROBIOLOGIA: UMA REVISÃO.

• Presidente da banca/Orientador(a): Profa. Dra. Luciana de Castro Medeiros (IFRN)
  • Coorientador(a): Prof. Dr. Douglisnilson de Morais Ferreira (IFRN)
  • Avaliador(a) Interno(a) 1: Prof. Dr. Leandro Silva Costa (IFRN)
  • Avaliador(a) Externo(a) 1: Profa. Dra. Mirna Ferreira de Farias (SENAI)

RESUMO:

Cada meio de cultura visa diferentes propósitos, isto permite utiliza-los como método de identificação bacteriana de forma presuntiva ou quantitativa, a depender do meio escolhido. A realização de práticas de Microbiologia são consideradas ferramentas muito relevantes no processo de ensino-aprendizagem. Para a rotina microbiológica, qualquer alternativa que economize tempo na identificação e diminuição de gastos gera um efeito positivo. Dessa forma, a existência de um material detalhado e especifico para consulta pelos microbiologistas e professores, que apresente as características morfológicas de forma ilustrativa e didática, principalmente em relação a variação de cores das colônias das distintas espécies bacterianas, consequentemente se torna uma opção eficaz, necessária e facilitadora do processo de ensino aprendizagem em Microbiologia. Dessa forma, o objetivo principal desse projeto consiste no desenvolvimento e aperfeiçoamento de metodologias de identificação de colônias bacterianas de importância ambiental, dando enfoque à morfologia, objetivando o aperfeiçoamento dos processos de análises microbiológicas. Para isso, uma revisão de literatura foi realizada para analisar as principais técnicas utilizadas em laboratórios de ensino de microbiologia, a partir disso água potável, água do mar e água de reservatório. Para a realização das análises foi utilizada a técnica de membrana filtrante. As imagens e características morfológicas serão reunidas em um Atlas de Microbiologia Ambiental.

Palavras-chave: ensino-aprendizagem, colônias bacterianas, morfologia de bactérias.