Defesa de TCC do Discente Ricardo Luiz Vieira de França

O PPgUSRN informa a todos que a Defesa de TCC do discente Ricardo Luiz Vieira de França, acontecerá no dia 10 de OUTUBRO de 2024 às 14:00H, em que apresentará o trabalho intitulado: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA AUTÔNOMO DE CAPTURA E ARMAZENAMENTO DE PARÂMETROS PARA ANÁLISE DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E QUALIDADE DO AR EM AMBIENTES CLIMATIZADOS.

Banca Examinadora:

• Presidente da banca/Orientador(a): Prof. Dr. André Lopes Toledo (IFRN)
  • Coorientador(a): Prof. Dr. Gabriel Constantino de Lima (IFRN)
  • Avaliador(a) Interno(a) 1: Profa. Dra. Luciana de Castro Medeiros (IFRN)
  • Avaliador(a) Externo(a) 1: Prof. Dr. Jacques Cousteau da Silva Borges (IFRN)
  • Avaliador(a) Externo(a) 2: Prof. Dr. Renato Samuel Barbosa de Araújo (IFRN)

RESUMO: A qualidade do ar no ambiente de trabalho pode exercer um impacto significativo na saúde e na qualidade de vida do trabalhador. Contudo, políticas e práticas que visem a diminuição, limitação e/ou neutralização da entrada de poluentes e contaminantes, bem como o monitoramento dos parâmetros termodinâmicos de eficiência, além de uma efetiva manutenção preventiva dos equipamentos de climatização, melhoram consideravelmente a qualidade de vida e a produtibilidade dos usuários, além de diminuir doenças do trabalho e possíveis afastamentos. Dado, também, o surgimento do termo Indústria 4.0 na última década na Alemanha e a crescente demanda mundial no desenvolvimento em ações que visem estratégias nas áreas de ciências, tecnologia e inovação capazes de agregar melhores tecnologias de forma a garantir maior confiabilidade, qualidade de vida e melhor efetivação nas tomadas de decisões através de monitoramento e análises de parâmetros físicos de eficiência termodinâmica e qualidade interna do ar por meio de plataformas ciberfísicas, na área de energias, surge, com isso, uma ascendente necessidade de desenvolvimento de sistemas de monitoramento integrado a plataformas digitais capazes de proporcionar uma maior eficiência energética em sistemas de climatização em ambientes escolares. Dito isso, o presente projeto tem por objetivo desenvolver um protótipo de sistema de monitoramento de baixo custo de desenvolvimento e aplicação, em climatizadores de ar instalados em salas de ambiente escolar, por meio de sistemas eletrônicos em comunicação com software web, capazes de monitorar parâmetros físicos de eficiência dos climatizadores de ar e qualidade interna do ar nos recintos, em períodos pré-determinados. A ferramenta consiste de um sistema de sensoriamento eletrônico cujo objetivo é a aquisição, armazenamento e exibição em tempo real, na plataforma Web ThingSpeak, dos parâmetros de temperatura de insuflamento, temperatura de retorno, tensão elétrica, corrente elétrica, umidade relativa do ar e temperatura do ambiente, além dos parâmetros ambientais de dióxido de carbono (CO2) e Compostos Orgânicos Voláteis Totais – TVOC. A fim de proporcionar melhor eficiência energética dos climatizadores, bem como maior conforto térmico e qualidade do ar nos recintos climatizados.