Defesa de TCC da Discente Aivlys Sibelle da Silva Pereira

O PPgUSRN informa a todos que a Defesa de TCC da discente  Aivlys Sibelle da Silva Pereira  acontecerá no dia 07 de NOVEMBRO de 2024 às 14:00H, em que apresentará o trabalho intitulado: IMPLEMENTANDO A COMPOSTAGEM COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NOS COMPONENTES CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS (1º AO 5º ANO).

Banca Examinadora:

  • Presidente da banca/Orientador: Prof. Dr. Leandro Silva Costa (IFRN)
  • Avaliador Interno: Profa. Dra. Luciana de Castro Medeiros (IFRN)
  • Avaliador Externo 1: Profa. DraKadydja Karla Nascimento Chagas (IFRN)
  • Avaliador Externo 2: Profa. Dra. Mariana Santana Santo Pereira da Costa (IFRN)

RESUMO:

A crescente produção de equipamentos eletroeletrônicos, que se tornam obsoletos rapidamente, gera resíduos perigosos que necessitam de uma gestão adequada e de uma desaceleração na sua produção. O tema desta dissertação é o desenvolvimento de ferramentas didáticas para a gestão sustentável de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE). O objetivo principal deste trabalho é promover a gestão sustentável dos REEE através do desenvolvimento de ferramentas didáticas que sensibilizem e capacitem indivíduos nos princípios da economia circular. Para alcançar este objetivo, foram definidos três objetivos secundários: revisão sistemática, caracterização dos equipamentos e desenvolvimento de um manual. A metodologia adotada é de caráter descritivo, com a criação de um manual de natureza aplicada e qualitativa. O procedimento técnico incluiu pesquisa bibliográfica e o uso de métodos descritivos e experimentais na construção dos manuais, além da coleta experimental de medidas elétricas e de imagens realizadas no laboratório de manutenção de computadores do IFRN campus Canguaretama. Os resultados indicam que a obsolescência é um fator impulsionador da geração de REEE. O movimento pelo direito ao reparo se mostrou um aliado importante na redução da produção desses resíduos, e o manual de reparo e conservação desenvolvido contribui significativamente para essa redução. Conclui-se que ferramentas didáticas para a sensibilização ambiental e o aprendizado de técnicas de conservação e reparação podem combater a obsolescência e reduzir a produção de resíduos. Espera-se que este trabalho tenha um impacto positivo tanto social quanto ambiental, promovendo economia financeira ao prolongar a vida útil dos equipamentos e reduzindo a necessidade de extração de matéria-prima, preservando os ecossistemas. O público-alvo inclui alunos e a comunidade em geral interessada nos princípios da economia circular. Entre os desafios enfrentados, destacam-se a dificuldade de encontrar instruções simples e confiáveis para o reparo dos equipamentos e a falta de empresas interessadas em coletar os REEE no interior. Como contribuição futura, pretende-se criar um ponto de coleta de REEE e organizar movimentos de reparação para divulgar o direito ao reparo e sensibilizar para as questões ambientais.

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