Defesa de TCC do Discente Carlos Eduardo de Lima

O PPgUSRN informa a todos que a Defesa de TCC do discente Carlos Eduardo de Lima acontecerá no dia 12 de DEZEMBRO de 2024 às 10:00H, em que apresentará o trabalho intitulado: GUIA PARA MODELAGEM DE PROJETOS APLICADOS À MOBILIDADE SUSTENTÁVEL.

Banca Examinadora:

  • Presidente da banca/Orientador: Profa. Dra. Josyanne Pinto Giesta (IFRN)
  • Avaliador Interno: Prof. Dr. Leandro Silva Costa (IFRN)
  • Avaliador Externo: Profa. Dra. Tamms Maria da Conceição Morais Campos  (UFERSA)

RESUMO:

O conceito de cidades inteligentes e sustentáveis tem se mostrado complexo e grandioso, permitindo ser observado por diversas correntes analíticas e uma delas se relaciona à construção do seu modelo digital, focado na solução dos problemas da infraestrutura para a mobilidade. Como questão de ordem prática, este estudo busca diretrizes para adequação dos processos atuais, concernentes à modelagem de empreendimentos para este braço da engenharia, pautadas na sustentabilidade, mirando a colaboração para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Os envolvidos no segmento de projetos para infraestrutura de mobilidade, são o público focal deste estudo, quer sejam os autônomos prestadores de serviços, assim como colaboradores da iniciativa privada ou pública. O objetivo geral desta pesquisa é propor um produto técnico delineado na ciência, para auxiliar projetistas e gestores do setor de infraestrutura, na concepção de empreendimentos sustentáveis que visem a promoção da mobilidade na urbe. Os objetivos específicos buscam: explorar os indicadores de sustentabilidade, identificar as barreiras à implementação de BIM neste setor e relacionar premissas possíveis de orientar profissionais da infraestrutura no engajamento ao ODS 11. Em sua essência, esta pesquisa é multidisciplinar, amparada nas ciências ambientais, envolvendo as engenharias civil e de transportes; tem natureza aplicada, propósitos descritivo, exploratório, analítico e prescritivo e a premissa do conhecimento pousou no indutivismo, se baseando na observação. O método de pesquisa se alicerça na Design Science Research, que tem se constituído em um rigoroso caminho científico, na condução de estudos direcionados a solucionar problemas, com a proposta de construir artefatos aplicados na transformação de protocolos. Neste ínterim, foram empregados um conjunto de técnicas de investigação, tais quais: revisão sistemática da literatura, revisão bibliográfica, aplicação de questionário, análise de conteúdo, estudo de caso e condução de grupo focal. Os resultados preliminares mostram que os processos na elaboração de projetos são inerentes à cultura estrutural das organizações, permitindo o delineamento de mapas de fluxos diversificados. Tem-se percebido uma grande corrida nos últimos dias, entre os estudiosos nesta área de investigação, visto que se apresentava repleta de lacunas a se resolverem, fato que configurou enorme desafio no seu acompanhamento. Constatou-se, também, que a simples aplicação de soluções computacionais com sistemas de informações geográficas ou de modelagem da informação da construção, não substituem o recurso dos levantamentos topográficos in loco, na obtenção dos modelos digitais de superfície. Contudo, existem etapas padrão enrijecidas que, ao serem negligenciadas podem facilmente resultar em revisões e retrabalhos desnecessários. Com isto, o artefato segue em fase de alimentação de informações robustas, para posterior validação inicial em curso de formação inicial e continuada.

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