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Defesa de TCC da Discente Priscilla Vanessa Azevedo da Silva Gomes

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O PPgUSRN informa a todos que a Defesa de TCC da discente Priscilla Vanessa Azevedo da Silva Gomes acontecerá no dia 19 de SETEMBRO de 2025 às 10:00H, em que apresentará o trabalho intitulado: Identificação de bactérias de interesse ambiental como ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem em microbiologia.

Banca Examinadora:

  • Presidente da banca/Orientador: Profa. Dra. Luciana de Castro Medeiros  (IFRN)
  • Coorientador: Prof. Dr. Douglisnilson de Morais Ferreira (IFRN)
  • Avaliador Interno: Prof. Dr. Leandro Silva Costa (IFRN)
  • Avaliador Externo: Profa. Dra. Mirna Ferreira de Farias (SENAI)

Resumo:

A Microbiologia Ambiental desempenha um papel essencial na compreensão da qualidade da água e na formação de profissionais das áreas de ciências biológicas e ambientais. Nesse contexto, o estudo da morfologia de colônias bacterianas constitui um recurso didático e visualmente acessível, capaz de facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo teve como objetivo analisar e comparar os aspectos morfológicos de colônias bacterianas provenientes de diferentes matrizes aquáticas: água potável, água do mar, água de lagoa, água de rio e água de reservatório. Para a avaliação microbiológica, empregou-se a técnica de Membrana Filtrante, utilizando os meios diferenciais Chromocult Coliform Ágar e MFC Ágar, específicos para o isolamento e diferenciação de coliformes totais, Escherichia coli e coliformes termotolerantes. As colônias obtidas foram classificadas quanto à forma (puntiforme, circular, irregular e filamentosa), elevação (plana, elevada e convexa) e coloração característica de acordo com cada meio de cultivo. Os resultados evidenciaram variações na distribuição e diversidade morfológica entre as matrizes estudadas, destacando-se maior heterogeneidade em ambientes naturais como rio, lagoa e reservatório, em comparação com a água potável. Tais diferenças não apenas refletem a diversidade microbiana presente nos ecossistemas, mas também oferecem oportunidades pedagógicas para explorar conceitos de ecologia microbiana, qualidade da água e saúde pública. Conclui-se que a observação e análise da morfologia de colônias bacterianas representam uma estratégia eficaz para dinamizar o aprendizado, permitindo a associação entre teoria e prática de forma mais concreta e atrativa. Assim, além de atender às exigências analíticas, a abordagem reforça a importância de recursos visuais e experimentais como ferramentas de ensino na microbiologia ambiental, contribuindo para a formação crítica e aplicada de estudantes e profissionais.

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