O PPgUSRN vem por meio informar, sobre o exame de qualificação do discente José Douglas dos Santos Siqueira Silva, aluno do Mestrado Profissional do PPgUSRN, que será realizada no dia 29 DE JANEIRO DE 2021 as 16 HORAS, por meio de vídeo conferencia.
Link da Sala do Google Meet: https://meet.google.com/ovq-kvaz-iva
Informações da apresentação:
Título: ANÁLISE DE PRÁTICAS EFICAZES NO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM CANTEIRO DE OBRAS: PROPOSTA DE UM MANUAL
Mestrando: José Douglas dos Santos Siqueira Silva
Banca examinadora:
Orientadora: Prof. Dra. Régia Lúcia Lopes (IFRN)
Examinador interno: Prof. Dr. Jean Leite Tavares (IFRN)
Examinadoras externas: Prof. Dra. Jozilene de Souza e Dra. Ana Adalgisa Dias Paulino (pres. do CREA-RN)
Data: 29/01/2021 – Horário: 16:00 h – Local: GOOGLE MEET
RESUMO: O setor da construção civil é um dos mais influentes e importantes para o crescimento produtivo do Brasil, representando cerca de 14% do PIB nacional. Em 2019, o setor gerou cerca de 71 mil postos de trabalho, equivalente a 11% de todas as novas vagas de emprego neste ano no Brasil. Todavia, esse é o setor que mais degrada o meio ambiente, extraindo cerca de 40% dos recursos naturais não renováveis e gerando grande quantidade de resíduos, exigindo-se, portanto, o desenvolvimento de políticas públicas para planejar e controlar os impactos ambientais dessa cadeia produtiva. A Resolução nº 307 do CONAMA regulamenta o gerenciamento dos resíduos no canteiro de obras, sendo reforçado em 2010, pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos – PNRS. O grande problema é que as legislações não apresentam detalhes para a aplicação do gerenciamento dos resíduos no canteiro de obras, além disso, a falta de rigor punitivo e fiscalização no processo, bem como a falta de conscientização e comportamento dos agentes envolvidos, proporcionam um descaso sistêmico. Uma alternativa para a redução dos impactos negativos provocados pela geração e destinação dos resíduos é o incentivo a implantação definitiva do Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (GRCC) nos canteiros de obras. A premissa é de que ainda não existe um procedimento padrão que norteie os grandes geradores de Natal/RN (responsáveis pela cadeia dos seus resíduos) a desenvolverem o GRCC de forma eficaz e sustentável. Há pouca fiscalização pública em torno deste processo e, então, as empresas não se veem obrigadas a manejar da melhor forma possível seus resíduos, pois tem a percepção que o gerenciamento de resíduos nas obras não é rentável. Este projeto versa sobre a análise de práticas mais eficazes de GRCC em canteiro de obras, com o intuito de construir um Manual capaz de fornecer capacitação e arcabouço teórico/prático aos profissionais e empresas da área em Natal/RN, além de incentivar à minimização de RCC e da destinação adequada desses resíduos. A construção de um manual nesse sentido promove a redução do descarte de resíduos, organização no canteiro de obras, melhora a imagem das empresas, gera economia de custos, aumenta o compromisso com a sustentabilidade, bem como proporciona a mudança cultural para os agentes envolvidos.
Atenciosamente,
a coordenação do curso.