O PPgUSRN convida todos à participarem da Defesa de Mestrado da discente Alline Silva do Vale Guedes, que acontecerá no dia 17 de setembro de 2021 às 15h, onde apresentará o trabalho intitulado: SUSTENTABILIDADE SOCIOECOLÓGICA NA VISÃO E PRÁTICA DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL RUMO À APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS.
Banca Examinadora:
- Orientador: Prof. Dr. Valdenildo Pedro da Silva
- Examinador interno: Profa. Dra. Kadydja Karla Nascimento Chagas
- Examinador externo: Profa. Dra. Maria Luiza de Medeiros Galvão
RESUMO:
Educação sobre sustentabilidade socioecológica necessita estar presente no currículo e na prática docente da educação básica face a atual emergência planetária que se vive. Contudo, percebeu-se na literatura científica disponível que essa abordagem de sustentabilidade se encontra limitada nos currículos e, principalmente, nas práticas de docentes do ensino fundamental. Tem-se um ensinar-aprender escolar centrado em metodologias tradicionais, quando a utilização de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas (ABP), poderia figurar como uma alternativa rumo a construção de um presente e de um futuro mais sustentável para todos, como aponta a Agenda 2030. O presente estudo objetivou analisar as concepções e abordagens de sustentabilidade de docentes de uma escola pública de ensino fundamental, situada em Natal-RN, visando a proposição de estratégias ativas aos processos ensinar-aprender por meio da ABP. Este é um estudo de caráter descritivo e qualitativo, considerado também como aplicado por propor um guia didático aos docentes. Uma coleta de dados foi realizada com 15 docentes da instituição por meio de um questionário on-line via Google Forms. Embasada em um suporte teórico, a análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa mostra que a prática docente pouco tem abordado, de maneira crítica, a sustentabilidade socioecológica em sala de aula, requerendo, com isso, a formação continuada dos docentes e/ou a proposição de materiais didáticos mais ativos e inovadores. Para este estudo, foi proposto para os docentes da instituição um guia didático de capacitação sobre a ABP voltado à temática da sustentabilidade socioecológica, envolvendo a utilização de um recurso on-line conhecido como WebQuest. Para a validação do conteúdo, oito juízes, por meio de um questionário on-line via Google Forms, avaliaram o guia didático utilizando cinco componentes de eficácia relativos ao conteúdo do material. Para classificar os itens do instrumento de avaliação como válido, considerou-se um Índice de Validação de Conteúdo (IVC) de no mínimo 0,80. O guia didático apresentou evidências de validação satisfatória (IVC = 0,97). Conclui-se que, embora haja desafios na implementação do método ABP, os docentes mostraram-se dispostos a implementar a sustentabilidade socioecológica por meio da utilização dessa metodologia ativa. Entende-se que os docentes precisam ser cada vez mais capacitados para que abordem, de forma mais dinâmica, estilos de vida mais sustentáveis em sala de aula. O guia didático proposto pode ser uma ferramenta de apoio para os docentes na construção de um aprendizado mais crítico e criativo sobre as questões de sustentabilidade que priorizem as dimensões social e ecológica.