
Banca Examinadora:
- Presidente da banca/Orientador: Profa. Dra. Josyanne Pinto Giesta (IFRN)
- Coorientador(a): Profa. Dra. Luciana de Castro Medeiros (IFRN)
- Avaliador Interno 1: Prof. Dr. Jean Tavares (IFRN)
- Avaliador Externo 1: Mary Sorage Praxedes (IDEMA/RN)
RESUMO: Esta dissertação trata de avaliar a trilha interpretativa como uma possível ferramenta didático-pedagógica de educação ambiental, tem como objetivo apontar pela ideia de aproximação, conceitos de preservação, conservação e sustentabilidade dos ambientes naturais no domínio da mata atlântica como desenvolvimento do ecoturismo na área. Pretende demonstrar os resultados de uma pesquisa de campo sobre a percepção dos visitantes do Parque das Dunas (PEDN), que será realizada baseando-se no questionário de estudo. Assim, esta pesquisa justifica-se por sua relevância para as políticas públicas, estratégias de gestão ambiental a serem adotada, redução dos impactos socioambientais e assim como para que outras pesquisas tenham informações que contribuam e enriqueçam o tema. A metodologia utilizada priorizará com embasamento teórico, através de levantamento bibliográfico, na sequência uma revisão sistemática da literatura, para a coleta de dados será realizada a pesquisa de campo com a utilização de ferramentas de registro fotográfica, aplicativos, trabalho de campo, análise de locais, onde a possibilidade de entrevistas com alguns visitantes das trilhas interpretativas “Peroba e Ubaia-doce” do Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” busca-se juntamente ao participante avaliar a sensibilização e percepção ambiental pertinente ao tema. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória e analítica, tem como principais resultados esperados em longo prazo, avaliar se as trilhas do PEDN modificam os conhecimentos dos visitantes em formação sobre preservação de ambientes naturais.
Palavras-Chave: Trilha Interpretativa. Educação Ambiental. Ecoturismo. Sustentabilidade.