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Defesa de TCC do Discente Victor Matheus de Morais Mendes

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O PPgUSRN informa a todos que a Defesa de TCC do discente VICTOR MATHEUS DE MORAIS MENDES, acontecerá no dia 08 de FEVEREIRO de 2023 às 14H, em que apresentará o trabalho intitulado: INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO EM AMBIENTES ESCOLARES DE NATAL/RN.

Banca Examinadora:

  • Presidente da banca/Orientador: Profa. Dra. Kadydja Karla Nascimento Chagas (IFRN)
  • Co-orientador: Prof. Dr. Leonardo Pivotto Nicodemo (IFRN)
  • Avaliador Interno 1: Prof. Dr. Leandro Silva Costa (IFRN)
  • Avaliador Externo 1: Profa. Dra. Sônia Cristina Ferreira Maia (IFRN)
  • Avaliador Externo 2: Profa. Dra. Gerda Lúcia Pinheiro Camelo (IFRN)

RESUMO: O presente estudo objetivou avaliar e mensurar o nível de sustentabilidade dos ambientes escolares da cidade de Natal/RN. Entende-se que após a revolução industrial ocorrida a partir do século XVIII, a exploração dos recursos naturais passou a ocorrer de maneira cada vez mais intensa e a sociedade passou a ter comportamentos consumistas acentuados ocasionando uma escassez nos recursos naturais e uma série de problemas socioambientais. Diante dessa situação compreendeu-se que era necessária uma mudança de comportamento da sociedade visando um novo modelo de desenvolvimento, sendo preciso uma mudança de hábitos, atitudes e ações rumo à construção de uma sociedade ambientalmente justa e sustentável para todos, como aponta a Agenda 2030 e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Assim, é possível perceber que para mudar a forma de pensar e agir é preciso se desenvolver ações e práticas voltadas para sustentabilidade sendo as escolas ponto fundamental nesse processo. Esta é uma pesquisa de caráter descritiva e qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário on-line via Google Forms e através da Matriz de Indicadores da Educação Ambiental desenvolvida por Vieira, Torales-Campos, Morais (2016) possibilitando mensurar e compreender como está o desenvolvimento da educação ambiental e da sustentabilidade no ambiente escolar. A pesquisa mostra que as escolas tem buscado inserir aos poucos a educação ambiental no seu Projeto Político Pedagógico (PPP) e na sua matriz curricular, porém ainda há um longo caminho a ser percorrido pelas escolas para que a educação ambiental esteja implementada na Gestão, Currículo e Espaço Físico da escola, de forma que ela possa ser um Espaço Educador Sustentável capaz de proporcionar aos alunos e a comunidade um espaço de conscientização, sensibilização e socialização. Para este estudo, foi proposto um guia didático voltado à sustentabilidade na escola com vistas a auxiliar a equipe pedagógica, professores e estudantes no desenvolvimento de ações e práticas direcionadas a sustentabilidade no ambiente escolar. Conclui-se que, embora sejam muitos os desafios enfrentados pelas escolas para desenvolverem suas atividades do dia a dia, é preciso ter um olhar atento e direcionado ao desenvolvimento da educação ambiental no currículo escolar com o intuito de formar cidadãos mais conscientes e críticos acerca das questões ambientais e de proporcionar um ambiente mais sustentável. A Matriz de Indicadores e o guia didático proposto podem ser importantes ferramentas para auxiliar as escolas na formação e construção de uma Escola Sustentável, servindo como referência de sustentabilidade para a sociedade.

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