Banca Examinadora:
- Presidente da banca/Orientador(a): Profa. Dra. Josyanne Pinto Giesta (IFRN)
- Avaliador(a) Interno(a) 1: Prof. Dr. Leandro Silva Costa (IFRN)
- Avaliador(a) Externo(a) 1: Dra. Tamms Maria da Conceição Morais
RESUMO: O conceito de cidades inteligentes e sustentáveis tem se mostrado complexo e grandioso, permitindo ser observado por diversas correntes analíticas e uma delas se relaciona à construção do seu modelo digital, focado na solução dos problemas da infraestrutura para a mobilidade. Como questão de ordem prática, este estudo busca diretrizes para adequação dos processos atuais, concernentes à modelagem de empreendimentos para este braço da engenharia, pautadas na sustentabilidade, mirando a colaboração para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Os envolvidos no segmento de projetos para infraestrutura de mobilidade, são o público focal deste estudo, quer sejam os prestadores de serviços independentes (autônomos), assim como colaboradores da iniciativa privada ou pública. O objetivo geral desta investigação é proporcionar, aos envolvidos no setor em questão, um produto técnico cientificamente concebido, como ferramenta de boas práticas no processo de projeto e construção de empreendimentos sustentáveis que visem a promoção da mobilidade na urbe. As principais metas dos objetivos específicos são: explorar os dados já publicados; descrever as principais medidas sustentáveis para a transformação das cidades; propor um produto técnico na forma de manual, capaz de auxiliar na captação de recursos financiadores de obras embasadas na sustentabilidade; validar este produto como um guia para a qualificação de projetos e analisar sua aceitação perante os pares. Em sua essência, esta pesquisa é multidisciplinar, amparada nas ciências ambientais para as engenharias civil e de transportes, tem natureza aplicada, propósitos descritivo, exploratório, analítico e prescritivo e a premissa do conhecimento pousou no indutivismo, se baseando na observação. O método de pesquisa se alicerça na Design Science Research, que tem se constituído em um rigoroso caminho científico, na condução de estudos direcionados a solucionar problemas, com a proposta de construir artefatos aplicados na transformação de protocolos. Neste ínterim, foram empregados um conjunto de técnicas de investigação, tais quais: revisão sistemática da literatura, revisão bibliográfica, aplicação de formulário, análise de conteúdo e estudo de caso. Os resultados preliminares mostram que os processos na elaboração de projetos são inerentes à cultura estrutural das organizações, permitindo o delineamento de mapas de fluxos diversificados. Tem-se percebido uma grande corrida nos últimos dias, entre os estudiosos nesta área de investigação, visto que se apresentava repleta de lacunas a se resolverem, fato que configurou enorme desafio no seu acompanhamento. A simples aplicação de soluções computacionais com sistemas de informações geográficas ou de modelagem da informação da construção, não substituem o recurso dos levantamentos topográficos in loco, na obtenção dos modelos digitais de superfície. Contudo, existem etapas padrão enrijecidas que, ao serem negligenciadas podem facilmente resultar em revisões e retrabalhos desnecessários. O manual técnico segue em fase de alimentação de informações robustas, para posterior validação inicial em curso de formação inicial e continuada.