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Defesa de Qualificação da Discente Christel Angelina Ribes

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O PPgUSRN informa a todos que a Defesa de Qualificação da discente CHRISTEL ANGELINA RIBES, acontecerá no dia 30 de OUTUBRO de 2023 às 13:00H, em que apresentará o trabalho intitulado: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL MAIS INCLUSIVA: DESPERTANDO OS SENTIDOS COM O JARDIM SENSORIAL.

 

Banca Examinadora:

  • Presidente da banca/Orientador(a): Profa. Dra. Kadydja Karla Nascimento Chagas (IFRN)
  • Coorientador(a): Prof. Dr. Leandro Silva da Costa (IFRN)
  • Avaliador(a) Interno(a) 1: Prof. Dr. Romulo Magno Oliveira de Freitas (IFRN)
  • Avaliador(a) Interno(a) 2: Prof. Dr. Leonardo Pivôtto Nicodemo (IFRN)
  • Avaliador(a) Externo(a) 1: Profa. Dra. Rosângela Gondim D’Oliveira (UFRN)
  • Avaliador(a) Externo(a) 2: Profa. Dra. Iracyara Maria Assunção de Souza (IFRN)

RESUMO: A Educação Ambiental (EA) possui a capacidade de despertar uma transformação nos comportamentos e atitudes das pessoas, a fim de que interajam de maneira mais harmoniosa com o meio ambiente. A EA pode enfocar especialmente a promoção da conscientização ambiental por meio do contato direto com o ambiente natural. A incorporação de abordagens sociais e interdisciplinares é necessária para permitir diversas necessidades de aprendizagem. O jardim sensorial (JS) surge como uma possibilidade de ferramenta de inclusão social e educação, transformando-se não somente em um espaço de lazer. O objetivo geral da pesquisa é compreender como a construção de um ambiente interdisciplinar, que abrange os problemas locais a partir da observação e exploração de um jardim sensorial pode ser um caminho para a constituição de uma educação ambiental mais inclusiva, respeitando as diferenças de cada indivíduo e valorizando a diversidade. O trabalho possui uma abordagem qualitativa para compreender as interações entre as pessoas e o meio ambiente. Possui também uma inspiração da Pesquisa-Ação Participante, onde interfere-se no próprio objeto de pesquisa ao mesmo tempo em que o estuda. Espera-se que o Jardim Sensorial seja mais um espaço de Educação Ambiental não-formal contínuo, se tornando um espaço educador e sustentável, onde os educadores poderão desenvolver diversas atividades práticas e transformadoras no espaço, e, os educandos desenvolvem um processo de aprendizagem mais leve, no qual possam participar ativamente, tendo como estímulo a curiosidade.

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