Defesa de Qualificação da Discente Camilla Figueredo de Lima

O PPgUSRN informa a todos que a Defesa de Qualificação da discente Camilla Figueredo de Lima acontecerá no dia 30 de SETEMBRO de 2024 às 10:00H, em que apresentará o trabalho intitulado: PROPOSTA DE PADRONIZAÇÃO DO SABÃO SUSTENTÁVEL PARA SUBSIDIAR A ELABORAÇÃO DE MANUAL DE PADRONIZAÇÃO E LOGÍSTICA REVERSA DO ÓLEO VEGETAL RESIDUAL – OVR.

• Presidente da banca/Orientador(a): Prof. Dr. Douglisnilson de Morais(IFRN)
  • Avaliador(a) Interno(a) 1: Prof. Dr. Jean Leite Tavares (IFRN)
  • Avaliador(a) Externo(a) 1: Profa. Dra. Ulisandra Ribeiro (IFRN)

RESUMO:

O Óleo Vegetal Residual – OVR ou óleo de cozinha usado é um resíduo que acarreta inúmeros impactos ambientais quando destinado diretamente na rede coletora de esgoto doméstico (pia, ralos), e no lixo, o que causa a contaminação da água, entupimento de tubulações, impermeabilização do solo e efeito estufa. Poucas ações de coleta e descarte correto são adotadas para a reciclagem e destinação ambientalmente adequada desse tipo de resíduo. O sabão sustentável produzido a partir do óleo de cozinha usado é uma alternativa para a minimização desse tipo de resíduo. No entanto, avaliar sua qualidade e propor uma correta padronização para o produto final produzido é um processo pouco utilizado, sendo adotadas técnicas artesanais, com quantidades indefinidas, as quais podem prejudicar a saúde dos recicladores e dos consumidores finais. Nesse sentido, o presente projeto socioambiental tem como objetivo a implantação de um sistema de logística reversa de óleo de cozinha usado, com a finalidade de coletar por meio de bombonas, o produto oriundo de lanchonetes, restaurantes, residências e escolas do município de São Paulo do Potengi/RN; para análise prévia será coletado o óleo do restaurante do IFRN campus São Paulo do Potengi, seguido de utilização para fabricação artesanal de sabão sustentável. Na busca de padronização do sabão produzido, será utilizado o Laboratório de fisico-química do IFRN campus São Paulo do Potengi, local onde o resíduo será caracterizado previamente, para definições, proposições, comparações e Núcleo de Análises de Águas, Alimentos e Efluentes | NAAE para alinhamentos dos prováveis contaminantes identificados. Será também elaborado um Manual de Padronização e Logística Reversa do Óleo Vegetal Residual (OVR), para promover o desenvolvimento sustentável através da logística reversa, bem como campanhas de educação ambiental e capacitação em parceria com órgãos ambientais, como a Secretaria de Meio Ambiente do município de São Paulo do Potengi/RN e o IFRN campus São Paulo do Potengi/RN, nas escolas e na comunidade em geral, visando incentivar a responsabilidade ambiental e a geração de renda para os recicladores, e consequentemente minimizar os impactos ao meio ambiente.

Palavras – chave: óleo de vegetal residual; padronização; sabão sustentável.