Press "Enter" to skip to content

Parceria entre SEAP, MPT e NMI beneficia Projeto Replantar, vinculado ao PPgUSRN

@PpgUSRN 0

Uma parceria importante foi firmada entre a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Núcleo de Monitoramento de Indicadores (NMI). O encontro teve como foco a assinatura de termos de cooperação que vão impulsionar projetos voltados à ressocialização e à sustentabilidade dentro do sistema prisional do RN.

Entre os contemplados está o Projeto Replantar, que atua na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN), o projeto é coordenado pela professora Luciana de Castro Medeiros que tem feito a diferença no dia a dia da unidade.

Por meio de ações de educação ambiental, o Replantar busca transformar espaços e, principalmente, vidas. A iniciativa mostra que é possível unir cuidado com a natureza, dignidade e oportunidades reais de mudança para pessoas privadas de liberdade.

A professora Luciana fala um pouco sobre o projeto:

“O projeto de extensão RePlantar: cultivando esperança, colhendo recomeços representa uma importante conexão entre ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Mestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos Naturais do IFRN. Com a participação ativa de docentes, mestrandos e estudantes de graduação, o projeto alia conhecimentos técnico-científicos à transformação social, ao promover a ressocialização de pessoas privadas de liberdade por meio da educação ambiental e da implantação de um viveiro de mudas nativas e frutíferas na Penitenciária Estadual de Alcaçuz.

A aprovação do projeto junto à SEAP e ao MPT/CONTROL, com aporte financeiro de R\$ 21.436,44, é um marco que evidencia a ampliação do seu alcance e a confiança institucional em sua relevância social, ambiental e educativa. Para o PPgUSRN, o RePlantar reafirma o compromisso com uma formação voltada à sustentabilidade, à justiça social e à aplicação prática do conhecimento científico em contextos desafiadores. Trata-se de uma ação concreta que contribui para a recuperação ambiental, a cidadania e a construção de novas possibilidades de vida para os apenados, fortalecendo o papel do IFRN como agente de transformação.”

A expectativa é que, com o apoio dessa nova parceria, o Replantar possa crescer ainda mais e inspirar outras iniciativas dentro e fora dos muros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *