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Defesa de TCC do Discente EVANILDO COSTA DOS SANTOS

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O PPgUSRN informa a todos que a Defesa de TCC do discente EVANILDO COSTA DOS SANTOS acontecerá no dia 19 de NOVEMBRO de 2025 às 11:00H, em que apresentará o trabalho intitulado: ANÁLISE DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DE PRÁTICAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE E RESÍDUOS SÓLIDOS NUMA ESCOLA PÚBLICA E NO MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM

Banca Examinadora:

  • Presidente da banca/Orientador: Profa. Dra. Luciana de Castro Medeiros(IFRN)
  • Avaliador Interno: Prof. Dr. Leandro Silva Costa (IFRN)
  • Avaliador Externo: Prof. Dr. Thiago Augusto Nogueira de Queiroz (SME Parnamirim)

Resumo:

A crescente crise ambiental tem se consolidado como um dos maiores desafios contemporâneos, decorrente do aumento da poluição, da exploração predatória dos recursos naturais e da má gestão dos resíduos sólidos. No Brasil, tais problemas são agravados pelas desigualdades socioeconômicas e pela ausência de políticas públicas eficazes, o que reforça a necessidade de ações educativas voltadas à sustentabilidade. Nesse contexto, a Educação Ambiental assume papel estratégico ao promover mudanças de valores, atitudes e comportamentos, integrando-se à gestão escolar e às práticas pedagógicas como meio de formação de sujeitos críticos e comprometidos com a preservação ambiental. Este trabalho tem como objetivo compreender a institucionalização de práticas sobre Educação Ambiental, a sustentabilidade e a gestão de resíduos sólidos na Escola Municipal Manoel Machado e na cidade de Parnamirim, a fim de propor estratégias de ensino que abordem essas temáticas nas escolas. A pesquisa fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, por meio da análise de documentos oficiais e institucionais da Prefeitura de Parnamirim e da referida escola, buscando identificar como a temática ambiental e a sustentabilidade e a gestão de resíduos sólidos são tratadas nesses instrumentos. Como produto técnico, propõe-se a elaboração de um manual pedagógico voltado à Educação Ambiental e à gestão de resíduos sólidos, destinado a professores do Ensino Fundamental e da EJA. O manual pretende oferecer subsídios teórico-práticos que estimulem metodologias participativas, contextualizadas esustentáveis no ambiente escolar. Os resultados esperados incluem o fortalecimento da cultura de sustentabilidade nas escolas públicas e a ampliação do compromisso coletivo com a preservação ambiental, reforçando a Educação Ambiental como eixo estruturante para a formação cidadã e para a consolidação de comunidades mais conscientes e responsáveis.

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