Exame de Qualificação do discente André Menezes de Jesus

O PPgUSRN vem por meio informar, sobre o exame de qualificação do discente André Menezes de Jesus, aluno do Mestrado Profissional do PPgUSRN, que será realizada no dia 22 DE FEVEREIRO DE 2021 as 15 HORAS, por meio de vídeo conferencia.

Informações da apresentação:

Título: SUSTENTABILIDADE SOCIOECOLÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES EM PEDAGOGIA POR MEIO DA GAMIFICAÇÃO: UMA PROPOSTA DE GUIA DIDÁTICO

Mestrando: André Menezes de Jesus

Banca examinadora:

Orientador: Prof. Dr. Valdenildo Pedro da Silva ─ IFRN

Examinador interno: Prof. Dr. Júlio César de Pontes ─ IFRN

Examinadora externa: Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini ─ USP

Examinador externo: Prof. Dr. José de Lima Albuquerque ─ UFRPE

Data: 22/02/2021 – Horário: 15:00 h – Local: GOOGLE MEET

RESUMO: A implementação da educação para a sustentabilidade socioecológica (EpSS) nos currículos de instituições superiores, especificamente na formação inicial de docentes, pode ser uma ferramenta ou mesmo um instrumento que incentive e que apoie os docentes no processo de ensino-aprendizagem a desenvolverem uma reflexão acerca dos desafios da sustentabilidade socioecológica. A educação socioecológica emerge como solução para resolver os efeitos nefastos das ecocrises planetárias, mas ainda é pouco presente na formação de docentes. Além disso, tem-se a necessidade dessa educação socioecológica nos currículos do ensino superior com base em situações de aprendizagem mais ativas e inovadoras, dentre as quais se ressalta a aprendizagem baseada na gamificação, ainda pouco usada no ensinar-aprender docente. Portanto, este estudo visa entender a implementação da EpSS por docentes na formação inicial em Pedagogia da Faculdade Uninassau Natal e seus contributos por meio da gamificação, resultando na elaboração de um guia didático. A metodologia segue princípios de uma pesquisa qualitativa, aplicada e embasada teoricamente; segue, também, procedimentos de análises documentais e curriculares junto ao curso de Pedagogia dessa Instituição de Ensino e levantamento dos dados primários provenientes da aplicação de um questionário on-line junto aos docentes desse curso superior, o qual será submetido à análise de conteúdo. Os resultados mostrarão que o curso de Pedagogia dessa instituição não tem contemplado a discussão da sustentabilidade socioecológica de maneira inovadora e dinamizadora a partir de metodologias ativas que permitam a independência intelectual e a superação de um currículo oculto de insustentabilidades na formação de futuros docentes da pedagogia. Em suma, o estudo possibilitará a construção de um guia didático mediante a inserção da gamificação, visando a apoiar a formação de um conhecimento socioecológico face às crises socioecológicas por meio de elementos gamificados, como lógica, regras e design de jogos para um aprender inovador na formação inicial docente.

Palavras-chave: Educação para a Sustentabilidade Socioecológica. Gamificação. Ensino Superior. Pedagogia.

 

Atenciosamente,

a coordenação do curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *