Introdução a Utilização de Drones no Licenciamento Ambiental

Durante a Semana do Meio Ambiente no Campus Natal-Central, Vinnicius Dionízio Aluno do PPgUSRN, em conjunto com o Professor Jairo Rodrigues, realizaram o Minicurso: Introdução a Utilização de Drones no Licenciamento Ambiental. A iniciativa visa utilizar novos recursos tecnológicos que contribuam com o licenciamento Ambiental.

Um mapeamento com drone gera um Ortomosaico (que nada mais é que uma imagem de alta precisão e resolução do terreno) e um Modelo Digital de Elevação (uma imagem com um valor de altura para cada feição do terreno).

Um ortomosaico obtido com um drone é capaz de identificar feições no solo, copas de árvores, edifícios, construções, feições de erosão, mapear grandes extensões de rodovias e linhas de transmissão entre outros. Uma das nossas maiores aplicações dos ortomosaicos envolve a definição de áreas de preservação permanente (APP), mapeamento de espécimes arbóreos, avaliação de recuperação de áreas de mata nativa, evolução de feições de erosão, definição de área de servidão em linhas de transmissão entre tantas outras imagináveis.