Defesa de TCC (27/06/2019)

O PPgUSRN informa que ocorrerá a Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso do Mestrando Paulo Filgueira no dia 27 de junho de 2019. A seguir, seguem os detalhes da Defesa:

– Título: Desvendamento das condições de vida e das ações de desenvolvimento da comunidade indígena Catu dos Eleotérios para a sustentabilidade
– Mestrando: Paulo Víctor da Silva Filgueira

Banca Examinadora:

– Orientador: Dr. Valdenildo Pedro da Silva (IFRN/PPgUSRN)

– Examinadora interna: Drª. Fabíola Gomes de Carvalho (IFRN/PPgUSRN)

– Examinador externo: Dr. Diego Marcos Barros de Castro  (UFRN)

– Examinador externo ao Programa: Dr. José Mateus do Nascimento  (IFRN)

Data: 27/06/2019 – Horário: 14h – Local: Miniauditório da DIAREN/IFRN, Campus Natal Central, Tirol, Natal/RN.

Resumo: Estratégias de desenvolvimento local de cima para baixo, em comunidades tradicionais, como as indígenas, em grande parte não têm elevado os padrões de vida entre as pessoas mais pobres e o seu meio vivencial. Portanto, objetiva-se com esse estudo analisar, de forma participativa, as condições de vida e ações de desenvolvimento da comunidade indígena Catu dos Eleotérios, situada entre os municípios de Goianinha e Canguaretama, no estado do Rio Grande do Norte, visando à proposição de processos comunitários mais sustentáveis.  A pesquisa é classificada como qualitativa, pois busca-se a compreensão subjetiva dos povos indígenas utilizando, para isto, o Diagnóstico Rural Participativo. É, também, exploratória e descritiva. Obtiveram-se como resultados do estudo, diagnóstico e plano de ações comunitárias sob o prisma do ideário indígena com dados socioculturais e ambientais da comunidade Catu dos Eleotérios e de seu entorno, em forma de textos, ilustrações e relatos dos indígenas. Destacaram-se como potencialidades locais; o turismo pedagógico; a agricultura de base familiar para fins de subsistência e comercial; a piscicultura; o modo de vida tradicional e de resgate de valores e costumes e como agravantes à vida e ao desenvolvimento com liberdades; a ausência de demarcação de terras; ausência de cooperativa de produtores; a baixa escolaridade; a ausência de infraestrutura básica de saneamento básico; ausência de assistência técnica; destinação inadequada de resíduos; vias de acesso precárias; e sobretudo da pressão socioambiental resultantes de atividades econômicas do cultivo de cana-de-açúcar e da urbanização contemporânea que só ameaçam a sustentabilidade indígena da comunidade indígena Catu dos Eleotérios. Em síntese, o desenvolvimento de cima para baixo ou exógeno, elucidado pela pesquisa, só influencia negativamente a manutenção da comunidade indígena, pondo em risco o território vivencial e suas tradições, além da própria liberdade de viver de forma serene, convivial e duradoura.