Defesa de Qualificação da Discente LARISSA QUEIROZ DA SILVA

O PPgUSRN informa a todos que a Defesa de Qualificação do discente LARISSA QUEIROZ DA SILVA, acontecerá no dia 01 de julho de 2022 às 09hmin, em que apresentará o trabalho intitulado:  PROPOSTA DE REÚSO DE EFLUENTES DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTOS COMPACTAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO.

• Presidente da banca/Orientador: Prof. Dra. Dayana Melo Torres (IFRN)
  • Avaliador Interna 1: Prof. Dra. Sheyla Varela Lucena (IFRN)
  • Avaliador Interna 2: Prof. Dra. Kadydja Karla Nascimento Chagas (IFRN)
  • Avaliador Externa 1: Profa. Dra. Anamaria de Sousa Duarte (IFPB)
RESUMO: Tendo em vista a dificuldade que algumas escolas estaduais da Paraíba possuem, no tocante à destinação correta de seus efluentes sanitários, atrelada à insuficiência de área necessária ao seu descarte, esta pesquisa objetivou criar uma proposta de reúso para efluentes de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) compactas utilizadas nessas instituições de ensino. Verificou-se a necessidade de desenvolver um produto tecnológico que informe, didaticamente, a funcionalidade técnica, os cuidados no uso e operação da ETE e suas aplicações, contemplando conteúdo interativo, instrucional e didático, quanto à importância e aplicabilidade do reúso para a comunidade escolar.  A trajetória a ser percorrida pela pesquisa envolverá as etapas de pesquisa de natureza qualitativa e caráter exploratório, que serão utilizadas como método, o estudo de caso, tendo como objeto as ETE’s utilizadas nas escolas abordadas e, indiretamente, os sujeitos serão os gestores das escolas, os funcionários e os professores que serão entrevistados por meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada. Esse estudo tem uma grande importância para a região semiárida, onde se observa que a escassez hídrica é uma dificuldade a nível mundial, em especial, na região semiárida nordestina. O reúso, nesse contexto, emerge orquestrando a gestão dos recursos hídricos, considerando que o desenvolvimento regional lhe é condicionado. O produto tecnológico proposto nessa pesquisa, uma cartilha interativa, pretende ser desenvolvido e utilizado como instrumento de suporte para a educação ambiental, idealizando um produto que produza um menor impacto ambiental e seja inserido em um meio íntimo dos alunos, como tablets, computadores, celulares e demais equipamentos que suportem essa ferramenta interativa e digital, da forma como essa geração insere-se em seu cotidiano. Será possível a disseminação. na comunidade escolar, das boas práticas de saneamento e sustentabilidade, a fim de que se alcance o aproveitamento de recursos naturais, especificamente a água, e melhorias no gerenciamento de resíduos. Espera-se que a utilização dessa tecnologia de tratamento nas escolas e a associação do produto tecnológico proposto configure um promissor objeto de estudo que pode ser aplicado nos procedimentos de ensino-aprendizado no domínio da educação ambiental.