Defesa de TCC da Discente DANIELLE DOMINGOS DA SILVA

O PPgUSRN informa a todos que a Defesa de TCC da discente DANIELLE DOMINGOS DA SILVA, acontecerá no dia 20 de DEZEMBRO de 2022 às 09H, em que apresentará o trabalho intitulado: ESTUDO COMPARATIVO DE GASES DE EFEITO ESTUFA E POLUENTES ATMOSFÉRICOS EM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA (MCI) UTILIZANDO DIESEL S10 E BIODIESEL DE Brassica napus RESIDUAL.

Banca Examinadora:

  • Presidente da banca/Orientador: Prof. Dr. André Luiz Lopes Toledo (IFRN)
  • Avaliador Interna 1: Prof. Dr. Gabriel Constantino de Lima (IFRN)
  • Avaliador Externa 1: Prof. Dr. Renato Samuel Barbosa de Araújo (IFRN)

RESUMO: Em meio às intensas alterações climáticas devido, principalmente, às ações antrópicas, a busca por meios que possam representar alternativas sustentáveis e de menor impacto ambiental ao uso exacerbado da maior fonte poluidora, o petróleo, têm se tornado cada vez mais intensificadas nas últimas décadas. É sabido que o setor de transporte é responsável por uma das maiores emissões de gases poluentes e fuligem na atmosfera. De maneira a causar inúmeros danos na esfera ambiental, como um todo, e de todos aqueles que dependem do meio ambiente equilibrado. Diante dessa preocupação com a qualidade e estabilidade ambiental, o biodiesel se apresenta como uma proposta mais limpa, renovável e biodegradável que pode ser utilizada com motores de ciclo Diesel, sem demandar alterações no veículo a receber esse tipo de combustível. E com o intuito de oferecer uma alternativa de destino consciente do óleo vegetal, que diariamente é utilizado em residências e comércios, surge a produção de um biodiesel residual. Nesse sentido, o trabalho apresenta uma análise comparativa de características fundamentais, dos gases de emissão e material particulado utilizando-se diesel convencional e biodiesel residual de canola, cuja nomenclatura científica é Brassica napus, em Motor de Combustão Interna (MCI) com a finalidade de avaliar a aplicabilidade do biodiesel produzido como alternativa a ser utilizado em motogerador de ciclo Diesel. Para isso, os combustíveis foram ensaiados em motogerador modelo MDGT-6500CLE, da marca Motomil 4T, movido a combustível diesel. As análises foram realizadas tendo como base os resultados obtidos através dos ensaios práticos. O biodiesel produzido e analisado apresentou as seguintes taxas de mistura: 13% (B13), 20% (B20), 30% (B30), 40% (B40) e 100% (B100). Sendo o último biodiesel, B100, apenas para determinadas observações. Foi notado que, de maneira geral, o biodiesel apresentou comportamento semelhante ao diesel convencional na maioria dos ensaios e testes realizados. Todavia, o biocombustível destacou-se quanto a clara diminuição de gases de emissão à medida que a taxa de mistura foi elevada, além, também, apresentar resultado idêntico ao Diesel convencional quando submetido ao ensaio de corrosividade, sem demonstrar nenhum sinal de ataque à lâmina de cobre. E, ainda, foi percebido que todas as amostras de biodiesel residual expuseram comportamento semelhante ao Diesel S10 no que concerne ao perfil de vibrações provocadas pela ignição.

Palavras-chaves: energia; biodiesel; gases de emissão; material particulado; meio ambiente; óleo de fritura.

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