Defesa de Qualificação do Discente João Paulo de Melo

O PPgUSRN informa a todos que a Defesa de Qualificação do discente JOÃO PAULO DE MELO, acontecerá no dia 08 de FEVEREIRO de 2023 às 17H, em que apresentará o trabalho intitulado: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA E INTERATIVA.

• Presidente da banca/Orientador: Profa. Dra. Kadydja Karla Nascimento Chagas (IFRN)
  • Avaliador Interno 1: Prof. Dr. Leandro Silva Costa (IFRN)
  • Avaliador Externo 1: Profa. Dra. Lenina Lopes Soares Silva (IFRN)

RESUMO: O trabalho teve como objetivo investigar sobre a educação ambiental e sustentabilidade para o ensino fundamental I, tendo em vista que nos últimos tempos, as condições ambientais estão sendo degradadas ao ponto de que os recursos naturais podem não estar disponível em um curto espaço de tempo, e os impactos negativos desta alta exploração já está sendo sentido em diversos lugares do planeta. Ainda nesta perspectiva, as mudanças climáticas, o desmatamento, a escassez e poluição das águas e oceanos, a exploração exorbitante de recursos naturais, a redução da biodiversidade, e as doenças são alguns dos principais problemas socioambientais do nosso tempo. Assim, formar cidadãos conscientes de seu papel na preservação dos recursos naturais do planeta e que desde cedo adotem estilo de vida e atitudes sustentáveis e, no futuro, possam estender essa visão para suas ações pessoais e profissionais, torna-se essencial garantir uma educação ambiental e sustentabilidade eficiente nas escolas. O ensino da educação ambiental e sustentabilidade na educação básica do Brasil, tem sido abordado ainda de maneira muito ínfima, reducionista e sem visão crítica da nossa realidade socioambiental, e os materiais didáticos disponíveis ainda necessitam de profundas reformulações. A educação ambiental e sustentabilidade é uma exigência educacional contemporânea não só no Brasil, mas também no mundo, sendo considerada um elemento permanente e essencial em todos os níveis e modalidades do processo educativo, com intenção de corroborar para formação cidadã reflexiva, a partir do desenvolvimento de valores socioambientais. Neste contexto, o presente trabalho apresenta uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualitativa, quanto aos objetivos será descritiva e a coleta de dados através do método bibliográfico. Tomamos como aporte teórico pensadores que tratem da educação ambiental e sustentabilidade numa perspectiva crítica, pois entendemos que se desejamos avançar nas questões ambientais devemos implementar atividades educativas que potencializem a tomada de iniciativa, a reflexão e a intervenção em contextos sociais. Assim, uma investigação sobre a educação ambiental e sustentabilidade na perspectiva da elaboração de um livro paradidático como proposta para o ensino contribuirá na sistematização de conteúdos que auxiliarão no processo de ensino aprendizagem entre professores e alunos.  O livro paradidático aqui proposto será intitulado Educação Ambiental e Sustentabilidade para o ensino fundamental, numa abordagem crítica e interativa. O mesmo será estruturado em quatro capítulos que englobam temas como: a água, as plantas, os resíduos e a construção de uma cidade sustentável. A escrita deste livro consiste em um esforço de contribuir para o ensino, colocando ao dispor de professores e alunos um livro paradidático robusto e inovador, possibilitando uma aprendizagem emancipatória, na perspectiva de mitigar os danos causados ao meio ambiente e salvaguardar nossos recursos naturais para a presente e futuras gerações.