Defesa de TCC do Discente João Paulo de Melo

O PPgUSRN informa a todos que a Defesa de TCC do discente JOÃO PAULO DE MELO, acontecerá no dia 30 de OUTUBRO de 2023 às 14:00H, em que apresentará o trabalho intitulado: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE PARA ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA E INTERATIVA.

Banca Examinadora:

• Presidente da banca/Orientador(a): Profa. Dra. Kadydja Karla Nascimento Chagas (IFRN)
  • Avaliador(a) Interno(a) 1: Prof. Dr. Leandro Silva da Costa (IFRN)
  • Avaliador(a) Interno(a) 2: Prof. Dr. Leonardo Pivôtto Nicodemo (IFRN)
  • Avaliador(a) Externo(a): Profa. Dra. Lenina Lopes Soares Silva (IFRN)

RESUMO: O trabalho tem como objetivo identificar conteúdos sobre a temática da educação ambiental e sustentabilidade para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nos últimos tempos, as condições ambientais estão sendo intensamente degradadas. As mudanças climáticas, o desmatamento, a poluição das águas e dos oceanos, a exploração exorbitante de recursos naturais, a redução da biodiversidade e as doenças são alguns dos principais problemas socioambientais de nosso tempo. Assim, a educação ambiental é considerada uma ferramenta educacional eficaz, capaz de consolidar hábitos de preservação e sustentabilidade. Nessa perspectiva, a educação ambiental e sustentabilidade é uma exigência educacional contemporânea, sendo considerada um elemento permanente e essencial em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Formar cidadãos conscientes de seu papel na preservação dos recursos naturais do planeta terra e que desde cedo adotem um estilo de vida com atitudes sustentáveis se torna essencial garantir uma educação ambiental e sustentabilidade eficiente nas instituições escolares brasileiras. Nesse sentido, o trabalho apresenta uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, assumindo um caráter descritivo quanto aos objetivos e utilizando-se da pesquisa bibliográfica quanto à coleta de dados. Selecionou-se, como aporte teórico, pensadores que tratem da educação ambiental e sustentabilidade numa perspectiva crítica e interativa, pois entende-se que, para avançar nas questões ambientais, deve-se implementar atividades educativas que potencializem a tomada de iniciativa, a reflexão e a intervenção em contextos socioambientais. Assim, a investigação sobre a educação ambiental e sustentabilidade possibilitou o fornecimento de subsídios na perspectiva da elaboração de um livro paradidático, intitulado de Educação Ambiental e Sustentabilidade – Água da Vida, sobre a temática da água potável, sendo mais um recurso didático útil para o processo de ensino-aprendizagem em educação ambiental e sustentabilidade. A escrita deste, pois, consiste em um esforço para contribuir com o ensino-aprendizagem em educação ambiental e sustentabilidade, colocando ao dispor de professores e alunos um material robusto e inovador, possibilitando uma aprendizagem ambiental crítica, na perspectiva de mitigar os danos causados ao meio ambiente e salvaguardando os recursos naturais para a presente e futuras gerações. Logo, com a realização da pesquisa bibliográfica, entende-se que a educação ambiental e sustentabilidade é uma ferramenta eficaz na preservação ambiental e na conservação dos recursos naturais, com destaque para o uso sustentável da água, e que os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, quando envolvidos, tornam-se protagonistas na luta em defesa do meio ambiente.