Defesa de Qualificação da Discente Mhainara Giânzia Nunes Lopes Fernandes

O PPgUSRN informa a todos que a Defesa de Qualificação da discente MHAINARA GIÂNZIA NUNES LOPES FERNANDES, acontecerá no dia 06 de NOVEMBRO de 2023 às 13:30H, em que apresentará o trabalho intitulado: INVESTIGAÇÃO DA ROTA DOS ALIMENTOS NO RESTAURANTE DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CAMPUS NATAL CENTRAL.

• Presidente da banca/Orientador(a): Prof. Dr. Rômulo Magno de Freitas (IFRN)
    • Avaliador(a) Interno(a) 1: Prof. Dr. Leandro Silva Costa (IFRN)
    • Avaliador(a) Externo(a) 1: Profa. Dra. Heloisa Alves de Figueiredo (IFB)

RESUMO: O objetivo deste projeto é desenvolver um modelo investigativo da rota dos alimentos no restaurante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal Central. O foco principal é identificar situações que levam ao aumento do desperdício de alimentos e propor práticas que favoreçam a redução desta perda. Para alcançar esse objetivo, será utilizada uma abordagem de pesquisa qualitativa, que envolverá a realização de pesquisas de campo e bibliográficas, com a aplicação de questionários contendo questões voltadas ao processo de manipulação de alimentos, alinhados à sustentabilidade. Além disso, também será feito um diário de bordo, registrado por meio da observação no campo de estudo. O público-alvo desta pesquisa de campo e da proposta do produto tecnológico são os membros da equipe responsável pela gestão da alimentação institucional no campus e os manipuladores de alimentos. Esses profissionais estão diretamente envolvidos nos processos diários de gestão de alimentos e desempenham um papel fundamental na redução do desperdício. O projeto seguirá um roteiro de pesquisa composto por cinco etapas de investigação: Recebimento, Higienização, Armazenamento, Distribuição e Descarte dos Resíduos (RHADD). Cada etapa será analisada para que seja possível compreender os processos e identificar pontos críticos nos quais ocorrem desperdícios. Para facilitar a implementação de práticas que minimizem o desperdício, será desenvolvido um aplicativo para celular. Esse aplicativo possibilitará que a gestão escolar e os manipuladores de alimentos adotem medidas sustentáveis, desde o momento da compra até o descarte adequado dos alimentos. Ao realizar este projeto, busca-se contribuir para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com especial atenção à ODS 12.2, que visa alcançar até 2030 um uso eficiente dos recursos naturais e uma gestão sustentável, assim como à ODS 12.3, que tem como objetivo a redução do desperdício de alimentos ao longo das cadeias de produção.

Palavras-chave: Desperdício de alimentos; Manipuladores de Alimentos; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; IFRN; RHADD.

Link:
Defesa Dissertação MHAINARA GIÂNZIA NUNES LOPES FERNANDES