Defesa de TCC da Discente Daysianne França da Silva Gomes

O PPgUSRN informa a todos que a Defesa de TCC da discente DAYSIANNE FRANÇA DA SILVA GOMES, acontecerá no dia 27 de NOVEMBRO de 2023 às 13:00H, em que apresentará o trabalho intitulado: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A CARTILHA EDUCATIVA COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA ESCOLA PRAIANA: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I.

Banca Examinadora:

• Presidente da banca/Orientador(a): Profa. Dra. Kadydja Karla Nascimento Chagas (IFRN)
  • Avaliador(a) Interno(a) 1: Prof. Dr. Leandro Silva da Costa (IFRN)
  • Avaliador(a) Interno(a) 2: Prof. Dr. Leonardo Pivotto Nicodemo (IFRN)
  • Avaliador(a) Externo(a) 1: Prof. Dra. Sonia Cristina Ferreira Maia (UNIRN)
  • Avaliador(a) Externo(a) 2: Prof. Dra. Iracyara Maria Assunção de Souza (IFRN)

RESUMO: O objetivo deste estudo consistiu em investigar os temas da Educação Ambiental (EA) que apresentam maior necessidade de diálogo na escola de bairro praiano e, a partir disto, elaborar um material didático para promover uma aprendizagem significativa das temáticas ambientais no Ensino Fundamental I. O estudo é relevante diante da falta de diálogo da educação ambiental no ensino fundamental constatada na revisão sistemática da literatura (RSL), assim como também é significativo devido aos problemas ambientais enfrentados pelos moradores do bairro da Redinha na cidade do Natal/RN. A metodologia possui finalidade aplicada, com objetivo exploratório e descritivo, abordagem mista, método dedutivo, com procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e de campo. Em campo, foram obtidos dados através de observações e aplicação de questionários com os docentes da instituição objeto de estudo.  A pesquisa de campo evidenciou que os docentes realizam diálogos sobre educação ambiental, porém não é de forma frequente, estes não consideram as atividades de EA superficial, porém acusam a falta de tempo, falta integração aos conteúdos do currículo, a falta de material didático e de recurso financeiro como sendo os principais desafios para realização da EA. Acreditam que resíduos sólidos, poluição ambiental e cuidados com a praia sejam os temas com maior necessidade de diálogo dentro da escola. Os professores apontaram que a EA é capaz de despertar e conscientizar os estudantes, além de promover mudanças de atitudes e contribuir para formação de cidadãos multiplicadores. Foi evidenciado que os docentes não conhecem ou conhecem muito pouco os ODS, o que torna comprometido a sensibilização dos estudantes, o alcance para consolidação dos objetivos e a consequente transformação social. Diante dos resultados obtidos durante a pesquisa bibliográfica e de campo foi diagnosticada uma necessidade da construção de um material didático, optou-se pela cartilha educativa com linguagem clara e acessível, pensada para servir como um instrumento de apoio aos professores no diálogo de temas ambientais na escola, sendo estruturada de acordo com as etapas da educação ambiental: sensibilização (Percebo), informação (Aprendo) e ação (Pratico). Em cada tema dialogado na cartilha, foi realizado um elo entre o conhecimento científico e os problemas ambientais enfrentados pela sociedade. Segundo os docentes a cartilha se constitui em um instrumento de fácil aplicação e aborda temas relevantes para sensibilização ambiental dos estudantes. O presente estudo e a cartilha educativa podem constituíssem numa importante fonte de conhecimento da realidade local, servindo de alicerce para criação de estratégias e melhorias para o ensino da EA no contexto escolar. Além disso, cabe destacar a importância do efeito multiplicador do presente estudo, que a partir de um material didático promoveu aos professores uma facilitação do diálogo sobre as temáticas ambientais e levou conhecimento para os estudantes, que poderão disseminar essas informações extrapolando os muros da escola.