Defesa de TCC do Discente Luan Rodrigo Rocha de Oliveira

O PPgUSRN informa a todos que a Defesa de TCC da discente LUAN RODRIGO ROCHA DE OLIVEIRA, acontecerá no dia 11 de DEZEMBRO de 2023 às 09:00H, em que apresentará o trabalho intitulado: GESTÃO QUALI-QUANTITATIVA DOS EFLUENTES LÍQUIDOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO: PROPOSTA DE COEFICIENTE CORRIGIDO DE RETORNO DE ESGOTOS.

Banca Examinadora:

• Presidente da banca/Orientador(a): Profa. Dra. Dayana Melo Torres (IFRN)
  • Avaliador(a) Interno(a) 1: Prof. Dr. Jean Leite Tavares (IFRN)
  • Avaliador(a) Externo(a) 1: Prof. Dr. Renato Dantas Rocha da Silva (IFRN)

RESUMO: O IFRN é uma instituição brasileira pública federal de ensino localizada no estado do Rio Grande do Norte. O Campus Natal-Central do IFRN (CNAT) está localizado na capital deste estado e apresenta um elevado consumo de água impulsionado principalmente pela sua grande área verde irrigável. O valor da taxa cobrada referente ao consumo indireto de esgotos pela concessionária de água e esgoto local representa 100% sobre o consumo de água quando o estabelecimento é abastecido por poço artesiano. No entanto, como boa parte do consumo de água está direcionada às áreas verdes, essa taxa de esgotos se torna injusta. Dessa maneira, este estudo visa estimar um coeficiente de retorno de esgotos real do CNAT, além de propor melhorias para as instalações sanitárias da instituição visando uma gestão de resíduos escolares mais sustentável. Metodologicamente, para atingir tal objetivo, a pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira delas, objetivou-se compilar as legislações e normas vigentes quanto à temática, além de realizar uma vistoria e inspeção das instalações sanitárias do campus nos 79 banheiros existentes, a fim de avaliar fragilidades, potencialidades, adequações e selecionar medidas através das matrizes de gestão 5W2H e SWOT, visando o alcance da eficiência e sustentabilidade das instalações sanitárias do CNAT. Já na segunda etapa, foram instalados medidores de vazão do tipo Calha Parshall com sensor de nível ultrassônico em cada um dos dois ramais de saída de esgotos do campus a fim de aferir a real geração de esgotos do Campus. Dessa forma, percebeu-se que os principais pontos de fragilidades e pontos de adequações foram: ausência de sifão e caixa sifonada nas instalações; ausência de fecho hídrico dos desconectores; ausência do sistema de ventilação; ausência de grelhas nas caixas sifonadas e ralos; e a execução de caixas de inspeção em terreno arenoso. Chegou-se a uma média de Coeficiente Corrigido de Retorno de Esgoto em torno de 20%. Os valores que apresentaram menor erro foram aqueles em que o consumo de água ficou entre 2999 m³ e 3226 m³, com dias úteis acima de 22 dias ao longo do mês.

link da sala: https://meet.google.com/npe-hapn-nqf