Defesa de Qualificação da Discente Christel Angelina Ribes

O PPgUSRN informa a todos que a Defesa de Qualificação da discente Christel Angelina Ribes acontecerá no dia 18 de ABRIL de 2024 às 09:00H, em que apresentará o trabalho intitulado: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL MAIS INCLUSIVA: DESPERTANDO OS SENTIDOS COM O JARDIM SENSORIAL.

Banca Examinadora:

  • Presidente da banca/Orientador(a): Prof. Dr. Leandro Silva Costa (IFRN)
  • Coorientador(a): Profa. Dra. Kadydja Karla Nascimento Chagas (IFRN)
  • Avaliador(a) Interno(a) 1: Prof. Dr. Rômulo Magno Oliveira (IFRN)
  • Avaliador(a) Externo(a) 1: Profa. Dra. Rosângela Gondim D’oliveira (UFRN)

RESUMO: A Educação Ambiental (EA) possui a capacidade de despertar uma transformação nos comportamentos e atitudes das pessoas, a fim de que interajam de maneira mais harmoniosa com o meio ambiente. A EA pode enfocar especialmente a promoção da conscientização ambiental por meio do contato direto com o ambiente natural. A incorporação de abordagens sociais e interdisciplinares é necessária para permitir diversas necessidades de aprendizagem. O jardim sensorial (JS) surge como uma possibilidade de ferramenta de inclusão social e educação, transformando-se não somente em um espaço de lazer. O objetivo geral da pesquisa é compreender como a construção de um ambiente interdisciplinar, que abrange os problemas locais a partir da observação e exploração de um jardim sensorial pode ser um caminho para a constituição de uma educação ambiental mais inclusiva, respeitando as diferenças de cada indivíduo e valorizando a diversidade. O trabalho possui uma abordagem qualitativa para compreender as interações entre as pessoas e o meio ambiente. Possui também uma inspiração da Pesquisa-Ação Participante, onde interfere-se no próprio objeto de pesquisa ao mesmo tempo em que o estuda. Através da revisão bibliográfica realizada na pesquisa, identificamos que os Jardins Sensoriais têm aplicabilidade em diversas áreas, como educação ambiental, educação inclusiva e alfabetização científica. As emoções desempenham um papel crucial entre os elementos que facilitam o processo de raciocínio, com os 41 questionários respondidos, os resultados sugerem que o ato de realizar uma visita no JS desperta sentimentos predominantemente positivos, independentemente de fazer o percurso vendado ou enxergando-o. Destaca-se que estimula o surgimento de emoções, em sua maioria positivas, aumentando a sensibilidade. Em linhas gerais, o Jardim Sensorial foi um espaço de Educação Ambiental não-formal no Parque da Cidade, durante a sua existência, foi utilizado como um espaço educador e sustentável, onde se desenvolveram atividades práticas e transformadoras no espaço, despertando a curiosidade através dos sentidos estimulados.

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