Expedição Caatinga 2024

A Expedição Caatinga é um Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Grupo de Estudos em Energia da Biomassa em parceria com a UFERSA e o projeto Rescaat. A EXPEDIÇÃO CAATINGA tem, entre outros objetivos, investigar os efeitos das condições de sítio (solos e condições climáticas) sobre a regeneração do bioma Caatinga em diferentes idades pós corte, com base na produção volumétrica em madeira. As ações são realizadas em áreas sob manejo florestal sustentável que estão ATIVOS no cadastro do IDEMA/RN, com amostragens nas diferentes regiões do estado do Rio Grande do Norte (RN). A próxima edição da Expedição Caatinga acontecerá na Fazenda Espera, município de Angicos/RN, de 15 a 25 de julho de 2024, com a participação de uma equipe 20 participantes, entre pesquisadores, doutorandos, mestrandos e graduandos da UFRN, UFERSA e IFRN.

Ao final do projeto, se disporá das seguintes contribuições fundamentais para a gestão florestal da Caatinga no estado do RN:

1. Recomendações de parâmetros técnicos para a implementação do manejo florestal no estado do RN como estimativas de taxas de crescimento e ciclo de corte por região;
  2. Caracterização da adequabilidade das espécies nativas para diferentes usos finais, com ênfase à biomassa para energia;
  3. Mapa e matrizes de oferta atual e potencial de biomassa para energia no estado;
  4. Propostas para metas de programas de promoção do manejo florestal visando diferentes cenários de atendimento da demanda por biomassa para energia no estado.

Resultados/Produtos esperados:

• Documento com recomendações técnicas e propostas de cenários de manejo florestal para suprimento da demanda estadual por biomassa para energia;
  • Publicação em periódicos internacionais;
  • Formação de mestres e doutores nas áreas correlatas que fazem parte do projeto.
  • Impacto social positivo resultante da condução dos planos de manejo já implementados, assim como busca por renovação de planos que se encontram desativados.
  • Utilizar respostas desse projeto para compor a criação de uma Lei específica para uso e exploração, de forma sustentável, do bioma Caatinga no estado do RN.
  • Integrar poder público, Universidades e Institutos de Pesquisa nacional e internacional com a população do estado do RN por meio de um projeto de extensão a ser implementado com foco na educação ambiental e conhecimentos básicos sobre os aspectos sociais, econômicos e ambientais que devem ser levados em consideração para sustentabilidade da prática da extração da madeira para usos como fonte de energia e para usos finais a serem recomendados.

Coordenação Geral: Profa. Dra. Rosimeire Cavalcante dos Santos – Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias/Escola Agrícola de Jundiaí, Campus da UFRN.
Engenheira Florestal | Professora e Pesquisadora da UFRN | Energia da Biomassa